segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DIABETES E SEUS CUIDADOS...

Complicações do diabetes: os cuidados para se prevenir dos riscos mais comuns

Saúde do diabético pode depender de práticas simples, como reduzir o sal

Tamanho da letra: Diminuir texto Aumentar texto

por Laura Tavares

Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de diabetes, a atenção especial a pequenos detalhes cotidianos deve ser redobrada. Simples hábitos, como escovar os dentes, podem fazer toda a diferença na hora de prevenir complicações perigosas relacionadas à doença. Segundo o endocrinologista Frederico Marchisotti, mestre em Endocrinologia pela USP e especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, "o diabetes é uma doença que afeta o corpo todo". Mesmo assim, é possível levar uma vida saudável e de qualidade dando atenção a alguns cuidados.

  • Pés - Foto Getty Images
  • Saúde bucal - Foto Getty Images
  • Sal - Foto Getty Images
  • Cigarro - Foto Getty Images
  • Dieta - Foto Getty Images
  • Álcool - Foto Getty Images
  • Exercite-se - Foto Getty Images

1 de 7

Pés - Foto Getty Images

Fique de olho nos pés
É comum a perda de parte da sensibilidade nos membros inferiores dos diabéticos, devido a uma lesão chamada neuropatia diabética. Esse problema afeta nervos do corpo que - entre outras funções - levam informações sensitivas ao cérebro. Em geral, a primeira parte afetada são os dedos e outras áreas dos pés. Assim, feridas, cortes, rachaduras e calos, pratos cheios para instalação de fungos e bactérias, podem passar despercebidos pela falta da sensação de dor ou incômodo.

O problema é que o sistema imunológico de um diabético é menos eficaz do que o de uma pessoa sem a doença. Portanto, o menor machucado pode infeccionar e evoluir para um grave caso de gangrena, explica o endocrinologista. No caso da necessidade de uma cirurgia de amputação, as complicações ficam cada vez mais perigosas, já que novos focos de infecção surgem a cada incisão.

Nenhum comentário: